INÍCIO DO ANO 2015 / Presença de Belo Horizonte
Em Belo Horizonte, a Fraternidade Escolápia, iniciou o ano de 2015 com entusiasmo e esperança de ser cada vez mais atuante na nossa realidade escolápia. Alinhados com as linhas de ações do Capítulo da Vice Província Brasil-Bolívia e com o Projeto de Presença, queremos crescer em número de membros e em qualidade de nossa fé e vocação. A Equipe de Animação também está caminhando a todo vapor, já foram planejados encontros e momentos em comum entre as comunidades com Promessa e os grupos em discernimento, está sendo colocado em prática também o Programação anual para 2015, a revisão do Projeto comunitário e a implantação do Plano de acompanhamento da Fraternidade. Hoje somos uma Presença com de 23 membros com promessa e 14 em discernimento e a participação de todos os religiosos escolápios. Mensalmente as comunidades se reúnem para celebração eucarística e momentos de partilha.
Esse primeiro trimestre do ano foi marcado por momentos especiais, envolvimento com a missão e carisma escolápio. Um dos momentos de destaque foi o Retiro anual, realizado no Recanto Calasanz com a presença dos leigos da Fraternidade e os religiosos escolápios. O retiro foi conduzido pelo Pe. Fernando Aguinaga, da Presença de Governador Valadares. O tema do retiro foi “A Oração de Jesus e a Nossa Oração”, um momento de reflexão profunda com bonitos momentos de partilha e plenária. Foi feita também uma dinâmica de entrosamento entre as pessoas presente. O retiro foi finalizado com a celebração Eucarística, o clima era de serenidade, alegria e agradecimento à Escola Pia.
Durante o mês de março e também em abril trabalharemos com a revisão do Projeto Comunitário, momento singular onde cada comunidade estará revisando a caminhada e planejando os próximos passos que deverão ser alcançados. Somos corresponsáveis pela missão e carisma deixados por São José de Calasanz.
A Fraternidade Escolápia Brasil-Bolívia caminha em sintonia com as demais Fraternidades escolápias, desde o processo de discernimento e formação voltados para fortalecer a identidade escolápia, conhecimento da vida Cristã e partilha de vida e missão.
É Calasanz inspirando o coração escolápio a viver intensamente o dom carismático recebido.