Un importante encuentro de la Fraternidad en Brasil se ha llevado a cabo en estos días y se presenta aquí la realidad de esta Fraternidad en BELO HORIZONTE
Uma missão que une duas vocações diferentes, Religiosos e Leigos que receberam de Deus os dons e a tarefa de seguir Jesus ao estilo de Calasanz. Durante o primeiro semestre de 2015, as comunidades da Fraternidade Escolápia em Belo Horizonte vivenciaram experiências de integração e partilha de vida. Percebemos um esforço grande dos religiosos da nossa presença escolápia e muitos leigos escolápios que estão implicados diretamente nas diferentes obras em trabalhar para fortalecer o sujeito escolápio para que a missão possa ser impulsionada da melhor forma, ainda temos muito a avançar, mas estamos caminhando.
Diante das linhas de ações do Capítulo da Vice Província, realizado em janeiro desse ano, nossos maiores desafios são fazer crescer a Fraternidade em número de vocações e na corresponsabilidade com a missão, desenvolver processos formativos que possam gerar identidade escolápia nos fraternos.
Pensando nesses desafios, algumas experiências nessa primeira metade do ano marcaram as comunidades de Belo Horizonte. A festa junina do Colégio São Miguel foi um momento muito singular onde conseguimos reunir as três obras escolápias, Paróquia São Marcos, Obra Social Itaka Escolápios e Colégio São Miguel Arcanjo em prol de um mesmo objetivo, fazer uma bonita festa para alunos, pais, funcionários, voluntários e toda a comunidade educativa e ainda colaborar com a nossa Obra Social Itaka Escolápios.
A Fraternidade colaborou com a proposta da ação solidária com o sorteio de prêmios significativos e também com a barraca do caldo que teve a renda revertida também para Itaka escolápios. Vale ressaltar a participação dos pais, familiares dos nossos alunos e voluntários que apoiaram o trabalho em conjunto de todos.
O encerramento das nossas atividades para esse semestre aconteceu no último dia 06 de julho no colégio São Miguel Arcanjo, o religioso Alexandre preparou um momento de oração profunda e nos convidou, a assim como na leitura do Samaritano a pensar quem é o nosso próximo hoje e o que estamos fazendo por ele. Em seguida a fraterna Carla Trindade do grupo de discernimento Tellechea, convidou todos a participarem de uma dinâmica que nos fez movimentar, sair de nós e encontrar o outro irmão.
Finalizamos o nosso semestre com um delicioso jantar partilhado e com boas conversas. Tudo preparado com muito carinho por todos, em especial a comunidade e grupo de discernimento do Colégio São Miguel.
Colocamos nas mãos de Deus os nossos sonhos, esperanças e vontade de construir umas Escolas Pias cada vez mais próxima do que Calasanz sonhou.
“O compromisso mais forte tem que ser para com os mais necessitados de ajuda, a melhoria do povo é o verdadeiro progresso da sociedade” São José de Calasanz.