A Fraternidade Escolápia é uma resposta ao chamado de Deus de sermos discípulos de Jesus e missionários do Evangelho. A proposta consiste em pequenas comunidades compartilhando vida, carisma e missão. No sentido de fortalecer e amadurecer a caminhada das comunidades de BH, foi realizada no último domingo, 25 de outubro, no Colégio São Miguel Arcanjo, a Assembleia Local da Fraternidade Escolápia em BH.
Foi uma oportunidade de fazer uma reflexão da caminhada a partir do Estatuto da Fraternidade, entender o sentido de vocação comum. O momento foi conduzido por Izabel de Jesus, membro do Conselho da Fraternidade do Brasil e da Fraternidade Geral, destacou que somos seguidores e seguidoras de Jesus e que o carisma é uma graça que nos é ofertada.
Izabel apresentou ainda as linhas de ações aprovadas no último Capítulo da Vice Província e os avanços que tivemos nos 6 anos de Fraternidade Escolápia no Brasil. Pontuou que os maiores desafios da equipe de animação local é acompanhar como chega cada pessoa, perceber o outro e proporcionar a motivação e vontade de participar.
A Fraternidade caminha com a Ordem Religiosa, é preciso compromisso e corresponsabilidade, ajudar os religiosos a levar a missão. A Espiritualidade Escolápia e o sentimento de pertença precisam ser cultivados e fortalecidos.
No final da assembleia, tivemos também a participação da coordenadora de Itaka BH, Roseane Linhares falando um pouco dos projetos que são desenvolvidos hoje e como a Fraternidade pode caminhar junto com a Obra Social Itaka Escolápios. Pe. Carmelo deu a bênção final e nos convidou a refletir sobre a importância de estar comprometidos com o voluntariado, sempre tem alguém esperando pelo nosso trabalho voluntário.
Após a foto oficial dos fraternos de BH, a assembleia foi finalizada com um delicioso almoço.
Agradecemos a participação e disponibilidade de Izabel e seu esposo Antônio que, gentilmente estiveram partilhando conosco um pouco da experiência da Fraternidade Escolápia.