El P. Jean Bernard Dialomao Diatta, religioso escolapio en Mozambique, ha estado unos días en Emaús conociendo su nueva Provincia y también profundizando en su labor como responsable de Itaka – Escolapios en este país. Resume así esta visita:
Sou Padre Dialomao Jean Bernard DIATTA, Escolápio natural de Senegal, mas trabalho a nova fundação em Moçambique Pemba em 2016. Os missionarios que estao em Pemba. Padre Jean de Dieu EHEMBA, Padre Andre FOGUE e o Padre Dialomao Jean Bernard DIATTA.
Esta fundaçao depende da Provίncia de Emaús desde 4 de Janeiro de 2019 con uma solene carta do Padre Geral da Ordem dos Escolápios: Pedro AGUADO.
E por isso que o nosso novo provincial Jesús ELIZARI pediu os três religiosos á deixar um religioso todos os anos para ir em Emaús conhecer á provίncia, os religiosos, as instituíções. E por isso Dialomao Jean Bernard DIATTA fui em Emaús para conhecer e beneficiar duma formaçao de itaka Escolapios em Bilbao.
Eu cheguei em Madrid na terça- feira 11 de Junho de 2019, recebido no aeroporto pelo Padre Ion ARANGUREN. Depois duma visita da cidade de Madrid fomos para Andalucia em nossa comunidade de Granada Cartuja- Ángel Ruiz. Chegamos com uma visita de nosso colegio de Cartuja. Eu encontrei alguns profesores,alunos e a noite encontró duma fraternidade onde encontrei padre Mariano GRASSA e Antonio E. Outra visita do colegio Genil e a fundaçao » El Faro» com o padre Mariano e as volontárias tambem. Tenho uma visita histórica da cidade de Granada guiada pelo padre Jose Manuel, Jiménez um dos padres mais velhos da comunidade de Genil- Dulce Nombre de Maria. No sábado um encontro de Movimento Calasanz em «Cortijo Calasanz». Participei algunas celebrações com o Movimiento Calasanz os pequenos e grandes de colegio Genil e Cartuja.
No domingo 16 de Junho viajei para Pamplona de tren, hospedado pelo provincial Jesus ELIZARI,padre Juan Ruiz, Jon Mendizabal e a sua filha Lua.
Quando cheguei na comunidade San Fermίn, havia Padre Javi San Martίn,padre Eloy Fernández e Mariano López- Bolea » chopo». No dia seguinte visitei com Chopo no Centro de Alfabetização,de costura e no Colégio Calasanz. E dali continuei a visita com Javi San Martίn donde encontrei os profesores,alunos,os padres mais velhos da comunidade San Jose de Calasanz de Iruña. E com o padre Eloy Fernandez visitamos o colegio de compaixão e encontró com os alunos da escola primaria e infantil, tambem os profesores. Um dia um encontro com a fraternidade Lurberi para explicar a missão de Pemba para eles conhecer a realidades. E tambem fe zuma visita a nossa comunidade Santa Teresa de Tafalla com Jon Mendizabal. Encontrei tambem muitos grupos de Movimento Calasanz.
No sábado 22 de Junho viajei para Bilbao recebido pelo Padre Joselu Martin e a tarde participei numa celebração no nosso colegio com o padre Joselu Martin e o padre Alberto Prieto com a comunidade de colegio e a fraternidade, No domingo uma visita no campamento de Zidor em Lekun com Igor Irigoyen. Na segunda-feira um encontró de itaka- escolápios em Bilbao com Joseba Alzola e depois uma visita com Alberto Prieto para explicar o nosso colegio Calasancio a parte Infantil,Primaria e Segundária. E a tarde uma presentação de rede itaka-Escolápios com Pedro e Igor. Terça-feira uma formação de captação de recursos e gestão de projectos com Jon, Rosa e Igor. Quarta-feira sensibilisação com Jon Ander depois com a comisão executiva e a tarde visita de campamento em trueba com o padre Alberto Prieto. Quinta-feira, um encontro sobre itaka- escolápios em Emaús com Alberto Cantero depois com Jesus Elizari e Igor para os projectos para Moçambique e a tarde encontro do Patronato. Sexta-feira encontró com a comissão de comunicação com Joseba e gestão com Ander. Acho que a minha presença foi muito rica em experiançia. Quero agradecer o provincial, itaka escolapios e toda a provίncia de Emaús e cada religioso, leigo e leiga e as comunidades. Padre Dialomao Jean Bernard DIATTA Sch.P.
Más fotos en https://www.facebook.com/pg/Escolapios21/photos/?tab=album&album_id=2289574431122452