Setembro inicia a primavera, quando tudo parece ficar mais florido, mais alegre e mais bonito. Quando comemora o mês da Bíblia, nós, católicos do Brasil, somos motivados a estudar, refletir e colocar em prática os ensinamentos contidos neste maravilhoso livro: a Bíblia, Palavra de Deus, fruto da comunicação entre Deus que se revela e a pessoa que acolhe e responde à revelação.
Semanalmente, nos encontros da Fraternidade Escolápia, é dedicado um tempo para leitura e reflexão da Palavra. É um momento de escuta a Deus que nos revela por meio dos acontecimentos do dia a dia na nossa vida e na sociedade. Leva-nos a fazer uma ligação com a vida e a missão, a refletir como estamos colocando essa Palavra em prática e como podemos aperfeiçoar, fazendo que alcance o coração do nosso irmão, da nossa irmã.
Nesse intuito, a presença de Governador Valadares acolheu, em 21 de setembro, 26 novos membros para o processo de discernimento na Fraternidade Escolápia. Foi um momento de intensa alegria para todos. Estiveram presentes os leigos das obras escolápias e os religiosos da Vice-província Brasil Bolívia: Padres Carlos, Ignácio, Juan Mary, Enivaldo, Maurício, Arilson e Fernando.
Seguindo com essa sede de renovar o ardor missionário dos irmãos fraternos com o conhecimento da palavra e a compreensão do outro, com os quais nos relacionamos nos encontros semanais, nas pastorais e no trabalho, reuniram-se quinze pessoas, que colaboram para dinamizar e motivar a caminhada da fraternidade, no sábado, 26 de setembro, de 14h às 18h. O encontro desse grupo, a que chamamos animadores da Fraternidade, teve como objetivo a formação e revisão da caminhada com o tema: A alegria em Servir. Esse momento iniciou-se com uma roda de conversa, em que todos puderam falar de suas dificuldades e alegrias na bonita missão de servir. Em seguida, Pe. Nelito, presbítero da Diocese de Governador Valadares e grande amigo da Escola Pia, refletiu sobre a Evangelização e os desafios da missão, a partir do documento do Papa Francisco, a Evangelli Gaudium.
No domingo, 27, aconteceu a Assembleia da Fraternidade, reunindo-se setenta e seis fraternos no Recanto Calasanz para rezar, refletir, cantar e brincar à luz da palavra de Deus e de trechos da Evangelii Gaudium. Que maravilha esse encontro de irmãos! Aquela manhã do domingo teve um sabor especial.
A alegria do evangelho, refletida pelos grupos e orientada pelo Padre Nelito, enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus Cristo. “Somente graças a esse encontro ou reencontro com o amor de Deus, é que somos resgatados da nossa consciência isolada e da autorreferencialidade”. Chegamos a ser plenamente humanos quando somos mais do que humanos, quando permitimos a Deus nos conduzir para além de nós mesmos, a fim de alcançarmos o nosso ser mais verdadeiro. Aqui está a fonte da ação evangelizadora. “Porque, se alguém acolheu esse amor que lhe devolve o sentido da vida, como é que pode conter o desejo de o comunicar aos outros?”
Eis a riqueza da vida das pequenas comunidades da Fraternidade Escolápia: perceber que esse jeito de viver tem possibilitado o crescimento pessoal, espiritual e profissional dos fraternos e, até mesmo, convertido muitos corações. Que tem renovado o ardor missionário, tornando as pessoas ainda mais comprometidas com a evangelização das crianças, adolescentes, jovens e adultos.
Quando se descobre a beleza desse estilo de viver proposto pela Escola Pia, encanta-se, enamora-se, desenvolve o sentimento de pertença. Sentimento que envolve e faz deixar-nos transparecer o quanto vale a pena ser Escolápio.
A Fraternidade Escolápia é convidada a transmitir o Evangelho com alegria, sabendo que Jesus é a principal razão de nossa missão. O Papa Francisco nos inspira nessa caminhada, orientando-nos a viver a esperança, a deixar-nos surpreender por Deus e a experimentar a alegria do Evangelho. Assim, contribuiremos para a promoção da justiça divina, da solidariedade, da fraternidade e da paz.
Fraternidade Escolápia da presença de Gov. Valadares.